A Última Crónica


Diário dos Açores, jornal onde foram publicadas as 50 crónicas

Nunca gostei de despedidas, pelo facto de deixar-nos com um sabor amargo na boca, um nó na garganta, mas admito que são inevitáveis o que é o caso desta minha ultima crónica… uma despedida.
Foi um prazer poder mais uma vez colaborar neste prestigiado jornal de uma riqueza cultural invejável, com uma história que tem sido contada ao longo de 141 anos, o mais antigo jornal diário do arquipélago, com uma leitura desertificada sendo os Açores a sua tónica principal, mantendo os seus leitores sempre fiéis durante largos anos.
Quando optei por este órgão de comunicação social pensei essencialmente nos seus leitores e que através das minhas crónicas poderia despertar algumas consciências e trazer-lhes uma matéria mais suave que trouxe-se algo refrescante.
Durante um ano escrevi pelo simples prazer de escrever, de contar a realidade de saudosos tempos da minha infância, adolescência e juventude, foram precisamente cinquenta as crónicas, com temas tão variados como, as nossas tradições, a impressa regional, a natureza, o cinema, os amigos ou a família… etc., e tudo isto sempre como pano de fundo a ambiência da saudosa Calheta Pêro de Teive.
A escrita nem sempre flui como nós desejamos, certamente reescrevia alguns artigos, mas consegui o meu objetivo, partilhar experiências e vivências, porque os meus relatos chegaram aos da minha geração que reviveram memórias e aos mais jovens que acharam algumas vivências hilariantes.
Alguns amigos e conhecidos trocaram opiniões comigo mas o que mais me marcou foi o fato de alguns comentarem que as minhas crónicas para além de os terem feito viver o passado, transmitiu-lhes a ansiedade de partilhar com os filhos as sua aventuras e implantarem algumas tradições com eles.
Eu mesmo partilhei com amigos outras recordações não relatadas e duma humilde crónica nascia um convívio são sem ser virtual.
Gostaria de deixar aqui um agradecimento muito especial ao Diário dos Açores que me acolheu bem como a todos quantos aguardavam expectantes semanalmente a minha escrita e foram ao longo deste ano incentivando-me a continuar a escrever.
Estas crónicas deram origem a um blogue ilustrado com fotografias de acordo com o tema, o mesmo poderá ser visitado em http://otrechodavida.blogspot.com/
A todos um bem-haja.

João Freitas