O Caixote da América

A minha bicicleta da América

Nos anos 60 vivia-se com algumas dificuldades económicas nos Açores. A emigração e o trabalho temporário na América, país próspero que acolhia temporária e definitivamente alguns açorianos, era a alternativa mais viável para tentar colher uns dólares e dar um maior conforto à família.
A minha avô, mulher de garra, embarcou no sonho americano.
Após alguns anos regressou e com ela o caixote da América. A abertura do mesmo era acompanhada por uma adrenalina patente no rosto de miúdos e graúdos. O seu conteúdo era uma constante surpresa pois continha uma mistura de bens alimentares, vestuário, materiais para o lar, brinquedos e alguns produtos proibidos, em Portugal como a Coca Cola. Os produtos ou materiais não existiam nos Açores, muitos deles nem os conhecíamos.
O caixote da minha avô tinha muitas surpresas mas nunca irei esquecer quando do caixote da América saiu a bicicleta azul.
A mesma fazia furor a todos quanto me viam com ela.
Quando percorria, orgulhoso e com vaidade as ruas da Calheta Perô de Teive, vizinhos e conhecidos, olhavam com admiração para a minha bela bicicleta azul.
Naquela altura, só os meninos ricos tinham bicicleta.
Os amigos rodeavam-me com curiosidade e admiração.
O espanto de todos prendia-se também com o facto da mesma não ter travões nas manetas, e indagavam-se como a travava.
Tinha de demonstrar como funcionava, a mesma travava nos pedais.
Certo dia estava a minha bela bicicleta azul estacionada junto à porta da minha casa e sofreu um acidente.
A carrinha do distribuidor do leite destravou embatendo contra a mesma.
O distribuidor logo se aprontou para a levar para consertar os danos.
A oficina de reparação do mestre Álvaro era a mais famosa oficina a reparar bicicletas.
No entanto o mesmo ficou aflito para a reparar, pois nunca tinha tido na sua oficina uma bicicleta como aquela, nem tinha material para a reparar.
Mas a arte do mestre venceu e a minha bicicleta azul pude passear-se orgulhosamente pelas ruas de Ponta Delgada.
João Freitas