O Clube do Ferro Velho

A casa velha, número 48 da Rua do Poço hoje totalmente recuperada.

A década de setenta mudou a história do nosso país. Com a queda da ditadura em 1974, iniciou-se o processo de abertura política.
Os antigos exilados regressaram a Portugal, bem como alguns “retornados” com as suas famílias das ex colónias Portuguesas.
A influência que os jovens retornados da nossa idade tiveram em nos foi notória, novas ideias surgiram.
Era a época das grandes inspirações políticas, artísticas, educacionais, sociais e culturais. Para a minha geração embora muito jovem nesta altura e com outras preocupações, tais como estudar e brincar, não perdemos tempo em fundar um clube e assim contribuir para o desenvolvimento cultural do país, o Clube do Ferro Velho. Havia uma regra no clube que geralmente não era quebrada, tudo o que se passava dentro da casa velha ficava entre nós
O clube com sede própria, situada na rua do Poço, numa casa em ruínas intitulada de casa velha e de quem se desconhecia os proprietários, tinha como associados um grupo de adolescentes um tanto ao quanto inconscientes do perigo que era frequentar tal imóvel a cair de podre, sem sobrado nos quartos do primeiro piso e com as traves a ruir de tanto caruncho, era habitada por um sem número de ratazanas, guardas, que afastavam os intrusos do clube.
Apesar da sua decadência, a estrutura era impressionante e servia como base para as nossas aventuras de adolescentes.
Antigamente não existiam muito brinquedos e se as crianças quisessem divertir-se tinham de usar a criatividade.
Na referida casa, tinham lugar as reuniões. As mesmas eram devidamente organizadas por temas ou actividades a desenvolver, os torneios de hóquei e de futebol.
Acima de tudo era o nosso armazém. As árvores de natal que já vos falei noutra crónica para as fogueiras de S. João e também para guardar o que não se podia levar para casa como seja os carrinhos de esferas, os pneus de camião que serviam de bóia para a natação, os arcos e flechas para as brincadeiras de índios e cowboys.
O Clube do Ferro Velho embora centro de reciclagem era fértil em ideais e uma escola da vida.

João Freitas