As Tertúlias

Os assaltos de carnaval

Recordam-se como era a vida no tempo em que não havia televisão? Tudo era diferente dos nossos dias.
Para os mais novos é impensável uma vida sem internet, telemóvel ou televisão. Mas para quem é da minha geração recorda-se desse tempo. As novas tecnologias fazem parte do meu quotidiano, mas tenho boas recordações da época em que as tecnologias eram substituídas por tertúlias.
É muito vulgar ouvir pessoas de meia-idade, preocupadas com a vida actual, e a pintarem um tempo passado todo em cor-de-rosa, o que por vezes não é verdade. As condições sociais actuais são qualitativas relativamente a outras épocas. Temos tudo para sermos felizes, no entanto opino que o que está a fazer falta são as verdadeiras e descomprometidas amizades, que se vivi e sentia noutros tempos.
Na minha infância e adolescência tive a sorte dos meus pais fazerem parte de um grupo de amigos que tinham por hábito reunirem-se em tertúlias em casa de uns e de outros.
Sinto-me um privilegiado por ainda hoje poder contar com a amizade de pessoas daquele tempo.
Os meus pais convidavam frequentemente os amigos para jantar lá em casa, ou íamos nós jantar em casa deles, mesmo durante os dias de semana, tudo servia de pretexto para um convívio, era os aniversários da garotada onde me incluía ou os dias de amigos, amigas, comadres ou compadres não esquecendo os assaltos de carnaval na casa do senhor Mário Rangel no Pico da Pedra.
Recordo com nostalgia os serões culturais na casa do meu padrinho Adroaldo Garcia, onde nos reuníamos com frequência para assistir a verdadeiros espectáculos, onde toda a gente participava, do programa constava anedotas, jogos, adivinhas, historias, fados, guitarradas e música variada, com a participação sempre assegurada pelo Dionísio Ferreira e o Carlos Teixeira, verdadeiros mestres no violão.
Somos levados a esquecer que nos últimos anos as coisas mudaram muito. A geração atual desconhece o valor que as coisas tinham para nós noutros tempos.
Deixo aqui um desafio a todos, tentem passar um dia como se vivessem naquele tempo, um dia sem televisão, playstation, internet, ou telemóvel.
Vivem um dia saudável com os amigos e atrevam-se a conhecerem-se melhor, a sentirem o verdadeiro sentido da palavra amizade.

João Freitas