Escola Domingos Rebelo

Edifício da Escola Secundária Domingos Rebelo

A Escola é mais do que um espaço, é uma experiência e um período da nossa vida pelo qual todos nós passamos onde maioritariamente desenvolvemos o nosso carácter, fruto das percepções da nossa vivência em sociedade.
Na memória guardo o tempo que fui aluno na Escola Secundária Domingos Rebelo. Orgulho-me de ter pertencido a tão prestigiada escola. Foi nela que obtive as bases sólidas e o conhecimento que me permitiu ingressar da melhor forma na vida pessoal e profissional.
Ainda hoje a nossa economia conta com profissionais no comércio e indústria, empregados de escritório, electricistas, carpinteiros, serralheiros ou construtores civis que passaram pela Escola Industrial e Comercial de Ponta Delgada actual Escola Secundária Domingos Rebelo.
As disciplinas leccionadas estavam adequadas ás necessidades do mercado, e serviam de alavanca para o futuro dos alunos. Existia uma multiplicidade variada tal como electricidade, mecânica, dactilografia, desenho, contabilidade, artes manuais, caligrafia e matérias curriculares existentes actualmente tais como história, matemática, química, biologia, línguas etc.
O quadro de docentes era invejável, profissionais que nos marcavam para a vida. Ainda hoje mantenho uma relação de aproximidade com alguns dos meus professores, que deixaram a sua marca, profissionalismo e uma excelente capacidade de adaptação ao carácter e ás necessidades de cada aluno.
Vou realçar alguns nomes como uma justa homenagem de agradecimento pelos conhecimentos que me transmitiram e por terem contribuído para a minha formação pessoal, José Teixeira Dias, Tito Coelho, José António Pacheco, João Luís Soares, Luciano Mota Vieira, Marta Bradford, Ilda Brás, Clara Couto, Maria das Neves, Manuela Oliveira.
Embora tenha tido um leque honroso de professores, infelizmente faço parte dos que não quiseram continuar o secundário, fato que hoje lamento profundamente pois os conhecimentos que me transmitiram tinham por finalidade incentivar o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos.
A todos quanto acompanham esta rubrica deixo uma mensagem O Saber não ocupa lugar. Tirem o maior aproveitamento possível do saber e aprender.

João Freitas