O Rei dos Frutos

Paixão pelo Ananás desde criança

O ananás é sem duvida o rei de todos os frutos, não só pelo seu sabor e aroma únicos mas também pelas suas qualidades nutrientes importantes para a saúde, este fruto tem antioxidantes e anti-inflamatórios capazes de reduzir o risco de diversas doenças, rico em fibra, vitamina A B C E, magnésio e potássio, e não só.
O nosso ananás é um produto praticamente biológico com uma qualidade que o diferencia das outras variedades que por este mundo fora é produzido.
Este fim-de-semana a confraria do ananás dos Açores realizou uma série de conferências, e entronizou novos 14 confrades, cerimónias que assistiu com muito prazer a convite do meu amigo Rui Pacheco, homem que sempre se empenhou na preservação do nosso ananás.
As conferências que seguiu atentamente trouxeram-me à memória as tardes que passei na minha infância na quinta de estufas, situadas na Canada das Maricas na freguesia de São Roque, onde o meu avô João trabalhava. Lembro-me do cheiro da casa da fruta (armazém onde eram guardados os frutos), das estufas com os ananases prontos para serem colhidos, do cuidado como eram transportados os frutos, o estufeiro com muito empenho, cuidadosamente e com a fragilidade que ele exige, como se trata-se de um bebé recém-nascido.
Recordo-me o quanto era dura a vida de estufeiro onde se trabalhava de sol a sol e sempre com o mesmo empenho e dedicação que na altura era-me difícil de compreender.
Há dez anos atrás realizei um trabalho de fotografia sobre a produção do ananás que mais tarde passei a livro, em homenagem ao meu avô e a todos os estufeiros. Para o tornar possível passei muitas horas junto daqueles que trabalham nas estufas e em abono da verdade posso afirmar que voltei a viver a realidade profissional do meu avô e admirar aqueles homens de mãos rudes que escondem a delicadeza de quem sabe tratar a terra e os frutos com a dignidade que merecem, sempre com a alegria de ver nascer mais um fruto como se aquele fosse o primeiro das suas vidas.
Como escreveu o amigo Rui Pacheco no prefácio do meu livro e passo a citar “…a cultura do ananás encontra nos estufeiros, com o seu carinho e dedicação, a principal razão da sua longevidade de cerca de 150 anos…"
O Rei dos Frutos só terá o seu valor real quando cada açoriano consciencializar-se da sua riqueza e fizer dela o seu porte estandarte, teremos que ser nós a defendermos os nossos produtos, consumindo-os, porque os apoios governamentais e a boa fé dos empresários não são suficientes.

João Freitas