Dia de Amigos

Jantar de amigos na casa dos meus pais nos anos 60

A partir de amanhã e durante quatro semanas todas as quintas-feiras são dedicadas a festejos muito particulares e com uma participação cada vez mais activa por parte de todas as faixas etárias, embora de modo mais generalista do que vivi na minha infância e juventude. Os mesmos têm o seu início com o dia dos amigos.
A tradição é micaelense e espalhou-se pelo arquipélago e Portugal Continental com as variantes que dominam estes dias actualmente, festeja-se em restaurantes, bares e discotecas, não esquecendo os strip-tease tanto masculino como feminino.
Conta a historia que o dia de amigos foi criado pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro, a 20 de Julho de 1969, em Buenos Aires, na Argentina, com o propósito de comemorar o dia da chegada do homem á Lua e isto foi naturalmente adoptado a outros países do mundo.
Nos Açores e mais particularmente na ilha de São Miguel, esta tradição segundo alguns registos e relatos orais que passaram de geração em geração já existe há pelo menos cem anos, o que leva-me a dizer que a origem da ideia do Sr. Enrique Febbraro não tem qualquer relação com a nossa tradição.
Noutros tempos, estas quintas-feiras amigos, amigas, compadres e comadres eram passados com patuscadas, jantares e até com bailes (assaltos) em casa de familiares e amigos.
Quando era criança e jovem lembro-me que os meus pais nunca se esqueciam destes dias, pois mesmo que o fizessem o meu padrinho Adroaldo Garcia mal começava o novo ano lá estava ele a lembrar a comadre “Geraldina não te esqueças do dia de amigos”.
Estes jantares antigamente eram muito participados por todas as famílias que se reuniam somente em casa, não se faziam tertúlias (o amigo leva o amigo do amigo e no final, contamos pelos dedos quantos são os nossos amigos ali presentes) como hoje nos restaurantes até porque o número de restaurantes da cidade era em menor número. Tudo era mais saudável, vejo as amizades dos meus pais, parecem serem muito mais sólidas, hoje em dia já não se vê isso, nem a união familiar é a mesma, estamos todos mais distantes e com um pensamento muito mais individualista.
Amanhã começa a folia dos festejos de carnaval, divirtam-se, bebem com moderação para não estragarem a festa.

João Freitas