Os Jogos Olímpicos

O torneio de futebol dos Jogos Olímpicos

No período de férias escolares que estão a decorre, nalgum tempo (á mais de trinta anos) era aproveitado por mim e pelos meus amigos da rua do Poço e Negrão para a realização anual dos nossos Jogos Olímpicos.
Talvés pelo facto de termos sido criados a ouvir a triste história das XX olimpíadas que foram realizadas em 1972 em Munique que foram manchadas pelo terrorismo de cinco árabes do grupo terrorista Setembro Negro, que custou a vida a onze atletas Israelitas, ficou-nos para sempre na cabeça os Jogos Olímpicos.
Os nossos jogos eram organizados pelo Luís Miguel Martins, que todos os anos com a sua dedicação e paciência juntava um grupo de amigos das ruas já referidas e desafiava-me a fazer o mesmo com os meus amigos.
As nossas olimpíadas eram realizadas numa semana e só com duas equipes a rua do Poço (Inglaterra) e a rua do Negrão (França).
Naquele tempo éramos miúdos com pouco mais de treze anos e embora tivéssemos conhecimento que os Jogos Olímpicos se realizavam de quatro em quatro anos, para nós era um desperdiço de tempo este interregno. Realizávamos os nossos anualmente e na Primavera, porque no Verão as brincadeiras eram outras mais viradas para a natureza.
As modalidades que eram praticadas nas nossas olimpíadas eram poucas como por exemplo o futebol, hóquei em campo, hóquei em patins, esgrima (praticada com dois paus), judo (mais parecido com luta grego romana), atletismo (50 metros, lançamento de peso, maratona 3 quilómetros e salto em comprimento), jogo de damas e um jogo inventado por nós que era um tipo de críquete.
Num determinado ano tentamos acrescentar o salto á vara, não queiram saber o resultado final.
Um dos anos em que se realizou esta brincadeira as duas equipes não sei porquê não se entenderam (birras de miúdos) e os jogos tiveram de ser desempatados com um jogo final damas, a uma só mão e quem ganhasse levava a taça. O jogo foi disputado em casa do adversário, na França, reinava um mau estar no ar, o representante da outra equipa foi sozinho. O jogo foi disputado e ganho pela Inglaterra.
O resultado final naquele dia não foi o mais importante mas sim o facto de termos feito as pazes e continuado amigos a pensar nas próximas Olimpíadas.
Embora possa parecer repetitivo relembro ao senhor leitor o quanto éramos criativos e empreendedores, pois mesmos sem meios não deixávamos de realizar os nossos sonhos e ambições.
Feliz Páscoa.

João Freitas